Comrades e os percursos de subida e descida

O percurso da Comrades é uma atração à parte – mesmo porque ele muda todo ano.

Como as cidades de Pietermaritzburg e Durban ficam em elevações diferentes, a organização divide a corrida da seguinte forma:

Anos ímpares: “Up-run”, ou corrida com ganho de elevação. Assim, a largada ocorre em Durban e a chegada, em Pietermaritzburg, no interior sulafricano. A distância total percorrida é de, aproximadamente, 87km (sendo que a organização informa a distância exata apenas no dia da corrida).

Anos pares: “Down-run”, ou corrida com perda de elevação. Nesse caso, a largada ocorre em Pietermaritzburg e a chegada, em Durban. A distância, nesse caso, é um pouco maior: de aproximadamente 90km.

Mas não se engane com essa questão de subida ou descida: ambos os percursos são totalmente acidentados, praticamente sem planos, e passar os 20 últimos quilômetros rumando ladeira abaixo costuma ser algo impiedoso com os joelhos. Aliás, a grande maior parte dos “comradianos” diz que o “down-run” é pior pelo tanto pelo esforço físico quanto pelos 3 (longos) quilômetros a mais.

Abaixo o perfil altimétrico da corrida:

Perfil altimétrico de Comrades

 

2014 será justamente o ano da “down-run”, o que significa a necessidade de fortalecer os joelhos e caprichar no treino mental para se suportar tantas horas esmagado entre o sol e o asfalto africanos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s