Conheça o Desafio Unogwaja (que faz Comrades em si parecer uma corridinha de 5K)

Uma corrida de mais de 90 anos como Comrades tem, naturalmente, um conjunto imenso de lendas e tradições que orbita em torno dela e ajuda a elevar a experiência como um todo a níveis estratosféricos.

Uma dessas tradições se chama Unogwaja, apelido em Zulu dado ao corredor Phil Masterton-Smith que, em 1930, participou de uma das disputas mais acirradas da história da prova, chegando apenas instantes atrás da lenda Wally Hayward (que hoje é o nome de uma das medalhas).

No ano seguinte, em 1931, ele chegou poucos metros à frente de Noel Burree e virou o mais jovem vencedor de Comrades, com 19 anos. Apesar disso, a vida desse herói das ruas estava longe de ser fácil e, em 1933, ele não tinha dinheiro sequer para a passagem de trem de Cape Town (onde vivia) até Pietermaritzburg. O que ele fez? Subiu em uma bicicleta e pedalou quase 1.700 km em 10 dias, largando na comrades no dia seguinte e chegando no impressionante décimo lugar. Com isso, Phil – já batizado de Unogwaja (ou “a lebre”) se consagrou como uma das maiores lendas vivas de Comrades. Ele acabou morrendo em 1942m durante a II Guerra Mundial, quando foi atingido por um morteiro na região de Tobruk.

78 anos depois do grande feito de Unogwaja, em 2011, um grupo de atletas amadores decidiu iniciar um projeto anual para homenageá-lo, fazendo o seu percurso exato e saindo de bike de Cape Town à largada de Comrades em 10 dias, percorrendo os 90km da corrida no dia 11.

2014 será o quarto ano que os Unogwajas, que já ganharam os corações sulafricanos, cumprem o percurso. O site deles (acesse aqui) conta todo o projeto e perfil dos super atletas, incluindo galerias de imagem e vídeo. Vale MUITO a pena conhecer – afinal, são pessoas assim que fazem a diferença na própria história de Comrades ao honrar o conceito que originou a prova.

Curiosidade: em 2014, o brasileiro Nato Amaral, de São Paulo, integrará o time dos 12 Unogwajas.

Abaixo, um filme (em inglês) disponibilizado no Youtube sobre o Unogwaja Challenge:

Anúncios

2 comentários sobre “Conheça o Desafio Unogwaja (que faz Comrades em si parecer uma corridinha de 5K)

  1. Pingback: Série sobre o Desafio Unogwaja | Rumo a Comrades 2014

  2. Pingback: Unogwaja, dia 1: #Partiu | Rumo a Comrades 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s