Concluintes em 25 anos de Comrades

Ao buscar referências e estatísticas sobre a Comrades, acabei me deparando com um site que traz uma série de dados que ajudam a definir bastante a prova. Tudo é baseado em um artigo de 2005 que busca traçar um perfil médio não apenas dos corredores, mas de todo tipo de ocorrência registrada nos 87 a 90km de percursos.

Nos próximos dias farei alguns posts sobre isso, mas começarei com um gráfico bastante curioso: o número de concluintes entre 1980 e 2005. Veja abaixo:

Screen Shot 2013-11-22 at 3.14.46 PM

 

O que chama a atenção não é apenas que, na década de 80, já havia mais concluintes na ultra sulafricana do que, por exemplo, na Maratona do Rio de 2013 – mas sim o pico no ano 2000. Talvez pela representatividade do ano, houve um total de 23 mil inscritos – mais do que o permitido hoje (18 mil). Dos 23 mil, 3 mil abandonaram a prova – um número bastante alto.

Depois disso, o volume de inscritos despencou na edição de 2001, indo para 11.080, e voltando levemente a crescer.

Enfim… esse gráfico não chega a ser assim TÃO essencial para nada, mas é curioso ver tantos picos e vales no volume de concluintes. PAra falar a verdade, parece o mapa altimétrico do percurso de subida!

Anúncios

2 comentários sobre “Concluintes em 25 anos de Comrades

    • Pelo que li, Dionísio, 2013 foi o ano com menor número de concluintes em relação aos que largaram por conta da “fúria divina” despejada nos corredores em forma de calor! Esse estudo que achei vai até 2005. Tem mais alguns posta que quero fazer sobre ele, mas vou garimpar dados mais recentes tb!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s