Uma das dúvidas que fica durante qualquer treinamento de Comrades é o tempo estimado de conclusão. Afinal, como saber exatamente em quantas horas chegaremos se formos novatos na corrida e com pouca experiência em ultras?
Uma pesquisa de 2005 cruzou dados de todos os corredores em uma tabela comparando seus tempos de qualificação aos de conclusão. Havia um “número mágico” utilizado pela organização da corrida para se fazer essa estimativa com base no tempo de uma maratona: 2,42. Ou seja: bastava multiplicar o tempo de maratona por 2,42 e se chegava à estimativa de Comrades.
A tabela de 2005, abaixo, sugere outro dado: 2,62 para homens e 2,53 para mulheres. Essa fórmula, no entanto, tem algumas variações nos extremos (para corredores com tempos de sub 3 horas ou com mais de 4h40min).
No meu caso, me qualifiquei com 03:38:55. Isso significa que devo chegar, ao menos se as estatísticas estiverem corretas, em 9:33:34. Testemos essa conta em junho de 2014!
Olá!
Muito interessante o tópico. Não gosto muito dessas previsões e acho que quanto mais longa a prova, maior a chance de erro. Meu tempo de classificação pra Comrades foi 3h 18 min na maratona (condições ideais e força máxima) e fiz 9h 35 na África do Sul. No dia tava muito mais quente que o normal e fiz a prova “pra chegar”, sem tentar o máximo da velocidade. Achei o “número mágico” interessante, mas a sugestão é realmente fazer a prova com cautela. Como um estreante na maratona deveria fazer!! abs
Álvaro, esse é o tipo de feedback mais útil que existe. Costumo ser fanático por métricas, previsões etc. – mas realmente MUITA coisa pode acontecer em 90km. Vou seguir o seu conselho!
Na feira do evento eles vendem pulseiras com diferentes paces e tempos correspondentes. Muitos compram. A primeira Comrades (só fiz uma!) é pior que a primeira maratona.Use a métrica apenas pra não aceleram muito, se resto, siga o fluxo. Caminha quando quiser, corra quando puder. Até alguns top 10 caminham!
http://www.arunning09.com/comrades-2013/
Valeu pela dica! Esse negócio de pulseiras é vom para nos guiarmos pelos outros tb. Quanto a caminhar, não tenho dúvidas de q será parte da estratégia!
Ricardo,
Acompanho a leitura do Álvaro Reis, também não gosto muito dessas previsões. No meu caso, fui mais lento do que ele na classificação para a Comrades, fiz a Maratona de Foz do Iguaçu em 03h 30min e fiz a Comrades em 09h 16. A receita do bolo é como ele falou… “cautela”. Ultra abraço,
Dionisio Silvestre
http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/
Receita devidamente anotada! Cautela com pitadas de diversão e orgulho por estar fazendo uma das corridas mais icônicas do mundo!