Como estimar o tempo para Comrades?

Uma das dúvidas que fica durante qualquer treinamento de Comrades é o tempo estimado de conclusão. Afinal, como saber exatamente em quantas horas chegaremos se formos novatos na corrida e com pouca experiência em ultras?

Uma pesquisa de 2005 cruzou dados de todos os corredores em uma tabela comparando seus tempos de qualificação aos de conclusão. Havia um “número mágico” utilizado pela organização da corrida para se fazer essa estimativa com base no tempo de uma maratona: 2,42. Ou seja: bastava multiplicar o tempo de maratona por 2,42 e se chegava à estimativa de Comrades.

A tabela de 2005, abaixo, sugere outro dado: 2,62 para homens e 2,53 para mulheres. Essa fórmula, no entanto, tem algumas variações nos extremos (para corredores com tempos de sub 3 horas ou com mais de 4h40min).

No meu caso, me qualifiquei com 03:38:55. Isso significa que devo chegar, ao menos se as estatísticas estiverem corretas, em 9:33:34. Testemos essa conta em junho de 2014!

Tempo de conclusão

Anúncios

6 comentários sobre “Como estimar o tempo para Comrades?

  1. Olá!

    Muito interessante o tópico. Não gosto muito dessas previsões e acho que quanto mais longa a prova, maior a chance de erro. Meu tempo de classificação pra Comrades foi 3h 18 min na maratona (condições ideais e força máxima) e fiz 9h 35 na África do Sul. No dia tava muito mais quente que o normal e fiz a prova “pra chegar”, sem tentar o máximo da velocidade. Achei o “número mágico” interessante, mas a sugestão é realmente fazer a prova com cautela. Como um estreante na maratona deveria fazer!! abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s