Testando o Adidas Adipure

Na semana passada, ganhei de presente um Adidas Adipure Trainer – tênis no mesmo estilo do Vibram FiveFingers, com separadores de dedos e ideal para quem curte o estilo barefoot.

Quando usei o Vibram pela primeira vez, não estava com a forma muito aprimorada (ou seja, ainda não tocava o solo primeiro com a parte da frente do pé, ideal para performance e para evitar lesões). Resultado: quase estourei a panturrilha e o topo do pé, que passaram alguns dias urrando de dor. Mas o tempo passou, persisti e, hoje, em grande parte graças ao Vibram, o próprio conceito de lesão ficou muito distante e correr passou a ser prazer puro.

Mas, além das dores musculares da transição, tive também uma bolha na lateral interior do pé gerada pela falta de hábito de correr sem meia. Acabei usando um bandaid e esperando que o tempo fizesse a pele se regenerar de forma mais endurecida, o que de fato aconteceu e resolveu o problema.

Falo tudo isso porque tive uma sensação semelhante com o Adipure. Não de dores musculares, pois a forma correta e o hábito já adquirido deixaram-nas no passado – mas de bolhas.

No caso do Adipure, no entanto, receio não se tratar apenas de hábito: há uma saliência na parte de cima do calcanhar que “raspa” a região entre ele e o tornozelo de maneira bem chata, principalmente nas descidas.

Corri cerca de uma hora e dez hoje, subindo e descendo ladeiras, e voltei com um princípio de bolha meio chato. Dada a região, não sei se um bandaid resolve, mas talvez seja uma questão de hábito como com o tênis anterior.

No geral, achei o Adipure bom, mas inferior ao Vibram pela qualidade do solado e encaixe geral no pé.

A falta de cadarço ou velcro é um ponto que também achei negativo, pois evita a possibilidade de apertar ou folgar esse mesmo encaixe e, claro, torna impossível o uso de qualquer tipo de chip de corrida.

Ainda não o testei na chuva para sentir o resultado, mas ele me parece hermético demais.

(E, claro, não é exatamente um tênis lindo!)

O Adipure é uma tentativa da Adidas de entrar na categoria do Vibram, mas ainda tem muitos detalhes a serem melhorados (embora não seja um tênis ruim). Segurou bem a corrida, evitou deslizes, foi aderente e gerou pounco desconforto.

De 0 a 5, minha nota seria um 3 ou 3,5.

Mas, pelo menos até a bolha ir embora, ficarei com o que ainda é meu tênis preferido: o Merrell Barefoot.

20131128-084439.jpg

Anúncios

12 comentários sobre “Testando o Adidas Adipure

  1. Eu perguntei na AW (loja de tenis do shopping Higienópolis) se esse tenis era parecido ao 5fingers e o gerente da loja me disse que ele tinha sido desenvolvido pela Adidas, para o Arnold Schwarzenegger praticar musculação.

    Achei a resposta bem estranha e não botei fé no cara : )

      • Obrigado Ricardo, ainda mais pela resposta ultra rápida hehe
        Você já chegou a ver o ZEMGear? Eu to considerando comprar um Vibram enquanto não tenho a oportunidade de trazer um merrel dos EUA! valeu

      • ZemGear eu não conheço não… De quem é? Vibram, uso BASTANTE. É a marca que mais curto, aliás.

        Só uma dica: cuidado com a numeração do Vibram se for comprar pela Internet. Já fiz 2 tentativas com a Netshoes e não consegui receber o número certo em nenhuma, em parte pq a Vibram em si não dá tanta atenção à numeração brasileira, o que acaba complicando a vida.

  2. Então Ricardo, eu sou novato ainda no “barefoot running”. To iniciando descalço mesmo correndo no meu condomínio, que é bem tranquilo pra isso. Mas to considerando usar um tênis minimalistas desses, mas aqui no Brasil só tem o Vibram Five Fingers (que pra mim ainda tá caro) e o Adidas Adipure, todos no Mercado Livre.

    Nunca usei nenhum desses! =(

    • Então me permita só mais uma dica: fique BEM atento à biomecânica da corrida. Feito isso, correr estilo barefoot passa a ser tão natural que difícil é entender como se corria antes. Eu curto ultras das mais variadas distâncias, rodo uma média de 80km semanais e, desde que migrei para o “minimalismo”, nunca mais me lesionei. Boa sorte pra vc nessa estrada 🙂

      E, se comprar o ZEMGear, me conte o que achou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s