O estado dos corredores pós-Comrades

Na mesma pesquisa de 2005 feita sobre Comrades, encontrei um dado muito, MUITO interessante: o estado dos corredores que cruzam a linha de chegada.

A primeira conclusão é altamente positiva: dos 11.724 concluintes, apenas 566 chegaram em algum estado mais crítico. Não nos enganemos: todos devem ter chegado exausto, afinal foram cercada 10 horas correndo.

Mas entre chegar cansado e chegar vomitando, claro, vai uma diferença significativa. A tabela abaixo segmenta os tipos de males que afetaram esses 566 corredores no campo de refugiados que parece a linha de chegada de Comrades:

Problemas com Comrades

A principal queixa: câimbras, claro. Depois vem dores musculares intensas, náusea e exaustão e tontura.

Não sei até que ponto esses dados são úteis ou apenas assustadores… mas vale o registro.

Anúncios

2 comentários sobre “O estado dos corredores pós-Comrades

  1. Ricardo,

    Penso que a receita do bolo passa por treinamentos voltados exclusivamente para a prova, experimentando as reações do corpo frente à constante hidratação e aos alimentos que estarão disponíveis para o corredor, ou seja, o atleta deve ser criterioso em tudo o que vai fazer na Comrades, pois estamos falando de 9, 10, 11, ou quase 12 horas de esforço físico. Conhecer as respostas fisiológicas do próprio corpo é um baita ingrediente para o bolo. Como diria um amigo de longa data: “é treinar adequadamente e não querer inventar nada na hora do vamos ver”. Ultra abraço e bons treinos!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    • Não poderia concordar mais Dionísio. Aliás, essa jornada até Comrades, que está apenas no início, já está me ensinando MUITA coisa – principalmente pelo apoio online de corredores mais experientes como você. Muito obrigado por correr comigo nessa fase!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s