Planilha de treinamento de Comrades para janeiro da Runner’s World South Africa

Enquanto o site da Comrades não atualiza parte de suas planilhas de treinamento para 2014 (o que é meio vergonhoso, diga-se de passagem), acabei fuçando e achando algumas no site da Runner’s World SA.

Tenho me focado mais na Bill Rowan (sub 9 horas). Sendo franco, acho difícil que consiga chegar em menos de 9 horas, mas queria me preparar para isso.

Cabe também uma observação importante: uso todas essas planilhas como referência, mas prefiro fazer a minha própria com base no conhecimento do me próprio corpo e dos meus limites.

Isto posto, vamos ver o que a Runner’s recomenda para o mês de janeiro especialmente para a Bill Rowan:

Screen Shot 2014-01-07 at 4.12.41 PM

 

Agora, as observações:

  1. A planilha deles é de 4 treinos por semana. Eu devo seguir essa toada apenas esta semana, passando para 5 na que vem.
  2. Em geral, eles dedicam as terças a “time trials” (ritmo de provas curtas) ou a poucos minutos. Estou mais ou menos nessa linha, mas com uma rodagem maior.
  3. As quintas são focadas em treinos leves – bem diferente do que eu tenho feito, usando a data para ladeiras.
  4. O fim de semana tem longões e regenerativos, sendo o maior longão do mês em 2h45m. Todos os meus longões do mês estão meio fixos em 2h20m, o que talvez realmente não seja uma boa.
  5. No geral, minha rodagem semanal está cerca de 2 horas a mais do que essa planilha.
  6. A tabela de ritmos deles é meio diferente da que uso: enquanto a minha é focada em zonas de esforço, a deles é dividida por tipos de corrida. Tentei fazer um paralelo (abaixo), mas não dá para dizer que faz tanto sentido assim. O curioso é apenas que os treinos em ladeira deles tem indicação do que seria a minha zona amarela (algo que, ao menos hoje, certamente me causaria um infarto).

Screen Shot 2014-01-07 at 4.34.06 PM

Bom… o bom dessas referências é que dá para traçar alguns paralelos e ir ajustando os treinos. A minha planilha parece ter quilometragem demais (cerca de 20km por semana de diferença) e intensidade certa (muito embora eles indiquem mais força nas ladeiras). Por hora, vou manta-la – mas ainda “sub-judice”, podendo variar de acordo com a “voz do corpo”.

Quando a planilha oficial do site da Comrades sair faço um novo comparativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: