A cada semana que passa, a sensação de que a Comrades está se aproximando e de que passos importantes no treinamento estão sendo dados aumenta. Nessa, a barreira dos 70Km foi batida com relativa tranquilidade, deixando inclusive aquela sensação de que eu ainda poderia ter rodado por mais algum tempo.
Mas, como a ideia é se preparar para uma corrida e não se esgotar a cada semana, parei. A bem da verdade, tenho feito alguns quilômetros a mais que o planejado, já somando quase 10K no “banco” desde o início do ano. Só que eu já vinha de uma base relativamente sólida, então não me preocupei (e continuo não me preocupando) muito com isso.
Nesse momento, a ideia é crescer de maneira gradual, evitando qualquer risco de lesão que possa atrapalhar a jornada. Isso inclui crescer até menos que 10% por semana (durante 3 semanas), depois diminuir a rodagem na quarta e depois voltar a crescer. A planilha para a Bill Rowan saiu, finalmente, no site da Comrades – e ela realmente está mais agressiva do que a minha.
Há dois pontos de atenção aqui: primeiro, de fato, minha meta é para a medalha de bronze (sub 11:00) e não para a Bill Rowan (sub 9:30). A planilha que construí está no meio das duas, permitindo alguma margem de segurança para o que realmente estou buscando. O outro ponto é que o conservadorismo com que estou abordando o treinamento pode permitir mudanças mais para a frente, aumentando a rodagem nas semanas de pico.
Estou convencido de que acabarei fazendo algum ajuste mais para a frente, tanto pela análise das planilhas oficiais quanto pelas valiosas dicas que tenho recebido por aqui de corredores (e companheiros de jornada) como o Dionísio Silvestre, Gracco Lopes, Álvaro Reis etc.
Vamos às planilhas da semana!
Deixe um comentário