Relatório de treinamentos até 02/02: acomodação da carga

Há alguns momentos de um processo de treinamento em que se deve “acomodar a carga” – ou seja, deixar o corpo digerir o volume de quilômetros ganhos e se preparar, de maneira “sustentável”, para novos ganhos. Do ponto de vista de planilha, é a semana em que se quebra o ritmo crescente de quilometragem com uma queda de cerca de 20%, antecedendo uma nova escalada.

Essa semana foi exatamente assim, com o corte de um dia de corrida e a redução do volume para a casa dos 67K (sendo que a semana anterior tinha batido os 80K). Como essa redução veio acompanhada de uma semana absolutamente estafante, acabei aproveitando pouco. Mesmo o longão de ontem, de pouco mais de 25K, foi realmente ruim (com direito a dores de estômago, náusea e tudo mais). Como comentei no post de ontem, treino é assim mesmo: há dias ruins e dias bons.

Essa semana não será menos estafante, incluindo três viagens a trabalho entre quarta e sexta. Como não quero cortar um dia novamente já que devo subir a carga, mudei o cronograma e passei o dia de descanso de amanhã para quarta. Ou seja: amanhã farei uma tempo run, na terça tem corrida em ladeira, quarta descanso e treino leve na sexta. Tudo diferente – mas, às vezes, realmente temos que acomodar o treino ao trabalho.

Estou um pouco receoso apenas de já iniciar a semana correndo forte, mesmo porque estive na rua nos últimos três dias. Se notar qualquer problema, faço alguma nova mudança e posto por aqui.

Gráficos abaixo:

Gráficos de treinamento até 02/02

Controle de volume de treino até 02/02

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s