Ao acordar hoje cedo para pegar um vôo, senti as pernas pesadas e com dores compatíveis com alguns dias seguidos de treinamento forte e sem descanso. Sim, descanso é fundamental e nunca duvidei ou ignorei isso – mas compromissos nessas últimas duas semanas realmente me fizeram modificar a agenda e casar alguns dias mais duros de corrida sem intervalos.
O que fiz? Tomei um Advil e fui para o aeroporto. Já no caminho me arrependi de ter feito isso por conta de alguns artigos que li na rede (e que fazem total sentido, diga-se de passagem).
Inflamação, afinal, faz bem
Sempre que se corre ou se pratica qualquer atividade física, os músculos sofrem rasgos microscópicos absolutamente naturais. O processo de adaptação que segue inclui inflamação e a ação do próprio corpo reparando os danos do treino – o que, em contrapartida, vai deixando os músculos mais bem preparados e fortes. O efeito colateral desse processo inflamatório é a dor que, exceto em situações agudas indicando lesões, deve ser encarada de forma absolutamente natural.
O que acontece quando se toma Advil ou Ibuprofeno? Se ataca justamente a inflamação, atrapalhando o processo de recuperação muscular e o treinamento como um todo.
Isso pode ser visto nesse estudo, feito especificamente para medir o efeito de anti-inflamatórios em atletas: http://m.bjsm.bmj.com/content/43/8/548.full
E durante a corrida?
Se tomar anti-inflamatórios durante treinos atrapalha, fazer isso isso durante (ou logo antes) de uma corrida pode causar danos realmente sérios.
Fora o fato de estudos (como esse, no link http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0889159106000328 , feito com corredores do Western States 100 Miles) demonstrarem que a sensação de dor praticamente não é afetada ao longo das provas com comprimidos, os riscos para a saúde podem incluir lesões graves nos rins, sangramento no intestino, cólicas e diarreia. Tem um artigo muito bom da Runner’s World americana aqui: http://m.runnersworld.com/injury-treatment/pill-primer?page=single
Aliás, ouvi muitos relatos e mesmo “dicas” de corredores de Comrades indicando anti-inflamatórios durante a prova e isso é algo que jamais deveria ser feito.
Em outras palavras…
Dor muscular em fase de treinamento? O melhor remédio é mesmo tirar um dia de folga e descansar, dando tempo aos músculos para que se recuperem sozinhos. Afinal, de que adianta treinar para, logo depois, tomar um comprimido cujo efeito colateral é justamente anular o efeito do treinamento?
Deixe um comentário