A confusa fase de aclimatação ao volume de treino

Depois de um dia de descanso e de ter tomado consciência de algo poderia estar errado (veja aqui), as coisas aparentemente começaram a mudar. Saí para correr hoje em um ritmo leve, pretendendo rodar algo na casa de uma hora mais com o intuito de sentir o corpo do que de treinar mesmo.

Não posso dizer que estou 100%: acordei meio cansado e a distância pareceu um pouco mais longa (algo que costumo encarar como um sinal negativo). Mas, já no meio do percurso, a endorfina bateu e tudo pareceu melhorar.

Já na segunda metade, ao olhar para o relógio, percebi que estava em um ritmo mais rápido que o convencional. Aí percebi que, mesmo nos dias em que as corridas foram ruins, o ritmo também estava mais algo. Na quarta, por exemplo, que incluiu treino em uma (MEGA) ladeira, meu pace médio foi de 5’30” (bruto, contabilizando aí ainda pausas em semáforos e cruzamentos).

Aí caiu a ficha: estou realmente em fase de aclimatação. Não apenas na planilha, mas na prática.

Ampliei o volume de rodagem e estabilizei na casa dos 80Km/ semana e os primeiros resultados estão incluindo uma espécie de descompasso físico: estou mais rápido, mas mais cansado; a fome está próxima do descontrole e tenho comido bem mais, mas perdi 3 quilos; e assim por diante.

O que pretendo fazer?

Primeiro, completar a semana. Amanhã é dia de longão de 3h10, que farei da praia, e domingo tem mais uma hora.

Na semana que vem tem Carnaval e usarei para aliviar um pouco a carga. Ainda não sei como, exatamente, farei isso: preciso buscar um equilíbrio entre aliviar o volume sem prejudicar o treinamento. Mas o próprio corpo me dirá isso nos próximos dias.

O importante é que deu para usar esse período para entender exatamente o que estava acontecendo nos aspectos físico e mental. Com respostas que começam a se desenhar melhor, todas as decisões ficam simplificadas.

running-fast

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: