Praticamente todos os treinadores de Comrades aconselham os corredores a fazerem o que chamam de back 2 back: duas corridas sequenciais longas. O raciocínio é simples: ao fazer isso, consegue-se inserir quilometragem nas pernas sem, no entanto, forçar uma ultra maratona desgastante.
Pessoalmente, eu tenho preferido concentrar longões de 3 horas e pouco no sábado e trotes mais leves de 1h20 no domingo – algo que pode ser visto tanto como uma versão esquisita do back 2 back quanto como uma espécie de regenerativo mais puxado pós-longão.
Seja como for, esta semana estou testando um modelo diferente: 3 corridas longas sequenciais. O motivo é simples: Carnaval. Fazer um longão puxado no sábado será impossível e isso me forçou a ajustar a planilha. Em tese, faria duas corridas longas (uma hoje e outra amanhã).
MAS… apareceu uma viagem na quinta que me fará dormir fora e voltar para Sampa apenas na sexta cedo. Resultado: hoje fiz uma corrida de 1h50; amanhã farei uma de 1h40; e na quinta (à noite), lá no Parque da Cidade de Brasília, uma outra de cerca de 1h30.
Para compensar, nada de tempos ou morros muito puxados. Já senti o cansaço hoje mesmo, depois de retornar no Ibira, e estou com sinal de alerta aceso. No entanto, a motivação voltou a ficar bem alta e nenhum sinal de fadiga mental apareceu.
Vamos acompanhando os dias. Amanhã posto uma atualização dessa sequência.
Ricardo,
Já fiz muito esse sistema de treinos longos por 3 dias consecutivos. O trabalho cardiorrespiratório é fantástico quando adotamos essa dinâmica. A propósito de sua vinda a Brasília, se a agenda do amigo permitir, vamos marcar um treino, também estou por aqui. Ultra abraço,
Dionisio Silvestre
http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/
Oi Dionísio! Devo correr aí na quinta à noite, no Parque da Cidade! Funciona para você?
Com certeza!!! (61) 8189 7080 é só ligar para marcarmos o horário e o local no parque.
Oi Dionísio! Viagem pra Brasília desmarcada…. Precisaremos deixar pra uma próxima, ta?
Ricardo,
Não faltará oportunidade. Forte abraço!!!