40K com esforço de 30 e gostinho de 50

Em algum lugar na Web, li que esses poucos meses que antecedem a Comrades devem ser marcados por longões que, embora cada vez mais longos, terminem deixando a sensação de que ainda poderíamos correr mais. Parece uma espécie de contrasenso: como, afinal, passar horas e mais horas na rua e, ao chegar, sentir energia para passar nela mais outras horas e horas?

A resposta é simples: treinamento.

Hoje fiz o meu longão mais longo nessa jornada, de 4h05 e fechando 40K. Foram três voltas na USP, além da ida e vinda até a minha casa. No total, foram cerca de 500m de ganho altimétrico (inserindo aí três subidas do Matão) e um ritmo confortavelmente encaixado na casa dos 6:10/km.

Inclui pausas para caminhada (em geral, 1 minuto a cada 3km) e procurei seguir leve, sem muita preocupação com o tempo e pensando mais na vida e nas decisões que precisaria tomar nos próximos dias. De repente, o tempo voou.

E cheguei de volta em casa exatamente como deveria: cansado, claro, mas com a sensação de que ainda aguentaria mais alguns quilômetros se fosse necessário.

O ultramaratonista Dionísio Silvestre, que escreve no Correr é Pura Paixão, me disse há algum tempo que a parte mais empolgante do treinamento para Comrades é sentir o corpo se fortalecendo a cada semana. Ele estava coberto de razão: fazer quase uma maratona e sentir energia para rodar mais um pouco é mesmo um comprovante de que tudo está indo bem e que o preparo para a prova está sendo bem feito!

A propósito: passar 4 horas na rua foi um teste perfeito para saber a quantas andavam as dores que apareceram desde o final da semana passada. Não senti nenhuma delas, em nenhum momento. O joelho está perfeito e o tornozelo, idem.

biologia
(foto da subida do Matão, na USP: íngreme, mas muito bonita)

Anúncios

2 comentários sobre “40K com esforço de 30 e gostinho de 50

  1. Pingback: Checkpoint 12: 90K atingidos, longão de 40K e efeito indesejado de uma nutrição mal planejada | Rumo a Comrades 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s