A (boa) proibição de mp3 players em ultras

Antes de fazer a Two Oceans no ano passado, vi um tweet deles dizendo que usar mo3 players era proibido na prova. De repente, uma onda de pânico surgiu: como seria possível correr 56K, cruzando dois respeitáveis morros, sem nenhuma música, podcast ou qualquer tipo de combustível auditivo para fortalecer a endorfina?

A resposta veio na própria corrida, semanas depois: entrando em maior sintonia com cada passo dado e cada paisagem vista.

Two Oceans me ensinou a correr em silêncio, sem disrupções e aprendendo a mesclar o corpo e mente à paisagem ao redor, composta de mares deslumbrantes, montanhas assustadoras, casas de subúrbio bucólicas e, acima de tudo, a energia de tantos corredores ao redor, cada um com suas próprias metas e histórias de vida.

Em tese, o motivo da proibição de mp3 players em ultras é a segurança: percursos longos nem sempre contam com ruas inteiramente fechadas para carros e volta e meia incluem trilhas que podem ser mais desafiadoras. Ouvir os organizadores e suas instruções de maneira clara, portanto, passa a ser mais relevante.

Mesmo na Two Oceans do ano passado, rajadas de vento que superaram os 50km/h no topo de Chapman’s Peak também geraram tropeços e sinais de cautela que precisaram ser seguidos.

Mas, na prática, o efeito acaba sendo outro. Ainda corro com mp3 player em diversos treinos, geralmente ouvindo podcasta ou audiobooks – mas, sempre que preciso me concentrar mai, entrar em um estado zen, deixo o iphone em casa.

Comrades também tem a proibição de mp3 players – mas, com o nível de hype e energia que emana dessa prova, começando desde cedo com os cantos de Shosholoza, nem passaria pela minha cabeça abafar o clima único da prova com sons artificiais que eu posso ouvir a qualquer hora e em qualquer lugar.

Correr uma ultra, afinal, é o exercício mais zen que eu conheço. Em situações assim, a sintonia com o mundo real passa a ser o melhor combustível de todos.

20140416-081358.jpg

2 comentários em “A (boa) proibição de mp3 players em ultras

Adicione o seu

  1. Descreveu perfeitamente o que penso! Não uso mp3 nem nos treinos… Os textos aqui são sempre bons, esse foi primoroso. Parabéns!

    Força agora no momento crítico!

    Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: