A ultramaratona digital: lidando com o site da Comrades

Muitas das grandes corridas do mundo já têm formas de permitir que amigos e familiares possam checar, em tempo real, o status dos corredores. A Maratona de Chicago, por exemplo, faz isso via app; Two Oceans, na Cidade do Cabo, via Facebook; e assim por diante.

Fiquei me perguntando sobre como Comrades lidava com isso e, ontem, recebi um email deles falando sobre a postagem de status no Facebook. Apesar da minha verdadeira adoração por essa prova, não dá para dizer que eles simplificam a vida dos corredores do ponto de vista digital: as informações no site são confusas e o uso do ChampionChip, um chip não descartável comprado com antecedência e praticamente sem instruções para corredores internacionais, é péssimo. Mas, enfim, nem tudo pode ser perfeito.

Pelo comunicado deles, no entanto, dá para vincular o seu perfil no Facebook aos resultados (provavelmente a cada vez que o chip for registrado). Como o site é meio confuso nisso, montei um tutorial simples para corredores que, como eu, passaram um tempo sem entender como fazer:

1) Ignore a possibilidade de receber o status via SMS: isso só funciona para corredores locais.

2) Acesse o site de Comrades e, uma vez lá, clique em Login e em 2014 Entry Update. Esse ponto é importante: há dois lugares para você clicar, mas o primeiro (Profile Update) não te levará a lugar nenhum.

3) Na página de 2014 Entry Update, entre com seu login e senha. O login não é o nome ou email, mas sim um número que eles providenciaram quando fez a inscrição. Se não se recordar, o próprio site o instrui a recuperá-lo.

4) Passando esse “pedágio”, você chegará a uma página com todos os seus dados e nenhuma menção a Facebook ou coisa do gênero. É uma pegadinha: desça até o final da página e clique em “edit”.

5) A página que se abrirá terá o ícone do Facebook Connect no topo (veja na imagem abaixo). É só clicar e dar “ok” em tudo o que aparecer.

Agora é torcer para que funcione! Minha família toda ficará aqui, então será a melhor forma de acompanhar a minha corrida.

Screen Shot 2014-05-12 at 12.47.43 PM

 

Há ainda (pelo menos) três pegadinhas importantes que você deve ficar esperto:

a) Se, no site, você clicar em “start list” e procurar o seu nome, verá que não aparece como confirmado. Salve um ou outro, ninguém mais aparece. Pelo que entendi, isso tem a ver com o processo interno deles e nada com a gente. Já já isso deve mudar, sem motivo para desespero.

b) Se você fez a inscrição pelo site e disso, no processo, que não tinha corrido nenhuma Comrades antes, então o seu ChampionChip está incluso no preço. Vale conferir o recibo, mas ele deve ser entregue no local. Se comprou por uma agência, nunca é demais confirmar. Em ambos os casos, também não há motivo para pânico.

c) Todos esse processo de compartilhamento de resultados em tempo real no Facebook funcionará apenas no seu perfil pessoal. Ou seja: os meus aparecerão na minha página de perfil, não na página do Facebook sobre a Comrades que mantenho. Pelo que entendi, é assim mesmo e ponto final 🙂

Um comentário em “A ultramaratona digital: lidando com o site da Comrades

Adicione o seu

  1. Excelente dica! Eu tinha ouvido o galo cantar, mas não sabia onde! hehehehehe De qualquer modo, com o sem facebook, é possível acompanhar o seu corredor. A cada passagem em local de chip o site é atualizado com a informação. Isso era feito via site da Comrades. Não sei exatamente como… Não era óbvio, mas não chegava a ser um desafio… abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: