Sim: eu sei que, especialmente por ser a minha primeira prova, qualquer tipo de cálculo com base em tempos passados para estimar meu tempo em Comrades beira a ingenuidade. Ainda assim, como gosto de cozinhar a minha ansiedade em conteúdo sobre a prova, decidi me aventurar por uma calculadora que acabou de ficar disponível especialmente para a down-run, feita pelo famoso técnico Norrie Williamson (mais conhecido como “Coach Norrie”).
Essa calculadora, disponível no link http://calculator.coachnorrie.co.za/comradescalc_downrun.asp , tem algumas instruções simples:
- Use como base 3 corridas nos últimos 9 meses – preferencialmente incluindo uma mais curta, uma maratona e uma ultra.
- Idealmente, todas essas três provas devem ter sido realizadas em percursos planos.
- A calculadora em si perde eficiência para corredores muito rápidos (competindo por medalhas de prata, por exemplo) ou muito lentos (com tempo de chegada quase cravado nas 12:00 do tempo limite).
Enfim, decidi brincar um pouco. Mas, na falta de provas oficiais nos últimos 9 meses, considerei meu tempo na Maratona de Chicago e mais dois em treino (incluindo o longão de quase 54K e um mais curto de pouco menos de 18K).
Segundo a minha tabela, meu tempo estimado foi de 10:12:52:
No entanto, a mesma tabelam me recomendou calcular o pace com base em uma estimativa de chegada em 10h30min. Fiz isso e o resultado apareceu na tabela seguinte, incluindo splits por local do percurso:
Minha meta realista está mesmo na casa das 10h30min, o que significa que será uma boa oportunidade para ver se essa calculadora realmente funciona!
Quem quiser brincar um pouco com ela também pode fazê-lo clicando aqui!
Deixe um comentário