De volta à estrada para Comrades!!!

Quinta-feira, 18 de setembro de 2014. Hoje faz 5 dias que terminei a Douro Ultra Trail, uma das mais incríveis provas que já participei em toda a minha vida, com 80km sobre as montanhas e vales do Douro, em Portugal, feitos em 16h16min.

Como em qualquer ultra de grande porte, suas lembranças ainda estão caminhando comigo – e assim devem ficar por alguns dias. Mas o tempo, claro, não pára: e está na hora de voltar as atenções, mesmo que momentaneamente, para a rainha das ultras.

Assim, o www.rumoastrilhas.com está temporariamente de férias enquanto este blog aqui está de volta à ativa! E já no clima da qualificação pois, a partir deste ano, resultados da Comrades do ano anterior já não contarão mais. Isso significa que todos nós devemos fazer uma maratona com tempo máximo de 5 horas e com diversos tempos específicos para conseguir largar de locais mais privilegiados.

Esse ponto é bem importante pois, nesta edição comemorativa de 90 anos da prova, cerca de 23 mil atletas devem largar de lá de Durban formando um congestionamento que provavelmente será histórico.

E, para quem não sabe, o tempo em Comrades conta de forma bruta: nada de considerar o instante que o chip apitar o cruzamento da linha de largada. A partir do segundo que o galo cantar e a elite partir, o tempo passa a contar para absolutamente todos – inclusive os que estiverem nos últimos pelotões e que levarem 10, 15 minutos para começar. Em uma prova com limite de tempo de 12 horas, esses minutos perdidos são bem valiosos.

A única maneira de recuperá-los, claro, é garantindo um bom qualify, um bom tempo em alguma maratona ou ultra. Veja a tabela abaixo:

Screen Shot 2014-09-18 at 8.52.01 AM

Neste ano, consegui um tempo de 3h38min, me colocando o batch C. Agora, no entanto, as pernas estão um pouco cansadas das últimas ultras e minha prova escolhida para a qualificação foi a Maratona de São Paulo, que ocorre agora no dia 19 de outubro. Bater meu recorde pessoal nessas condições, creio, será arriscado – e então vou mirar na batch D, buscando um tempo de sub 4 horas.

Agora é ver no que dá – a largada para 2015, ao menos para mim, acabou de ser dada!

Um comentário em “De volta à estrada para Comrades!!!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: