A vantagem de correr para fora da zona de conforto

Há um aspecto bem positivo na loucura que é encarar duas provas longas, de esportes praticamente diferentes (ultra de montanha versus maratona de rua), com apenas um mês as separando.

Quando se treina para trilhas, tiros e intervalados até fazem parte da planilha – mas são balanceados por intermináveis subidas, caminhadas em ladeiras de terra com 30% de gradiente de inclinação e longões de 4, 5, 6 horas. Aprende-se a ter paciência, persistência e a aproveitar a jornada. Aprende-se a curtir cada passo até mesmo como mecanismo de sobrevivência: sem isso, qualquer prova mais longa é abandonada.

No treino para maratona de rua, o relógio – ao invés da paisagem – é quem manda. Os tiros são mais curtos e mais intensos; os longos são menores; as ladeiras, se comparadas às de trilha, são praticamente pequenas lombadas. Sua-se mais, exaure-se mais, estoura-se mais. Mas aprende-se a desafiar os limites como algo mais rotineiro, praticamente todos os dias.

Pessoalmente, prefiro mesmo o mundo das ultras, que tem o ato de correr como algo mais zen do que competitivo – mas a variação é positiva.

Mudar tudo, de um mês para outro, nos dá perspectiva, nos faz pensar, nos traz certezas sobre pontos que sequer acreditávamos ter dúvidas. Essa, acredito, tem sido a vantagem real de condensar provas tão distintas entre si em um período tão curto de tempo.

Nada nos tira mais da zona de conforto do que desafiar, com o tempo, os limites do próprio corpo.

E nada costuma trazer mais benefícios do que pequenas viagens assim, rumo ao desconhecido (ou ao esquecido).

IMG_5508.JPG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: