Começando com o coração

Dizem que se deve prezar o descanso depois de esforços intensos. Que se deve elevar a volumetria de corrida aos poucos, entre 10% a 20% por semana, para preservar as articulações e evitar problemas. Dizem que planilhas devem ser construídas com aquele equilíbrio perfeito entre treinamento e exaustão. 

Não discordo de nada disso, claro – quem sou eu para questionar anos e anos de “sabedoria esportiva”, se é que isso existe? Mas há momentos em que se deve mesmo ignorar mente e corpo e correr com o coração. 

Meu treinador sumiu essa semana: foi cobrir a Marathon de Sables, lá no Saara, e não deixou nada programado para mim nos últimos 15 dias. Para a semana passada, tudo bem: estava mesmo me recuperando da Ultra Estrada Real e o combinado era seguir de acordo com a vontade, sem forçar a barra. 

Mas já entrei nessa semana novo, inteiro e preparado para iniciar com fé o treino para Comrades. E agora? 

Bom… na falta de planilha, segui o coração. 

Na terça fiz uma série de dois tempos (10′ e 12′) que realmente me tiraram o sangue; quarta emendei em 20km bem corridos pelo Ibirapuera no fim do dia; e ontem me mandei para o parque, com uma fadiga razoável, para fazer 1 hora em ritmo leve. Somando o final de semana, devo fechar esses 7 dias com algo na casa dos 75km rodados – bem mais do que os 40 da semana passada.

Mas quer saber? Foram dias em que a palavra “correr” poderia ter sido substituída por “cruzar” manhãs e noites, atravessar chuva com aquela sensação de flutuar entre os pensamentos e as luzes amareladas nos postes. 

Não sei se foi o ideal para se começar uma nova fase nova de treino… mas certamente está me fazendo um bem danado!

 

   

Anúncios

Um comentário sobre “Começando com o coração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s