Achar altimetria em ultras é sempre um desafio à parte: são poucos os corredores que carregam GPS com baterias que durem mais que 6 ou 7 horas e, mesmo quando isso ocorre, as diferenças de medições são gritantes.
Eu mesmo já testei isso quando estava correndo na argentina, repetindo rotas com o mesmo Garmin e obtendo dados de ganho altimétrico absolutamente diferentes. Cheguei a contatá-los via redes sociais, sendo que a resposta foi que a maior parte dos modelos realmente não é tão fiel com relação a altimetria.
Bom… isso decididamente não ajuda uma vez que alguma noção do quanto estamos subindo e treinos é importante para fazer eventuais ajustes finos.
Até então, estava considerando o depoimento de amigos que correram o mesmo percurso e cruzando com outras provas e com a minha própria experiência na down-run de Comrades do ano passado.
A Douro Ultra Trail, que corri em setembro, tinha 4,5 mil metros – MUITO mais que o percurso da África até por envolver um conjunto de trilhas montanhosas deslumbrantemente acidentadas. A Ultra Estrada Real, que fiz agora na região de Ouro Preto, somou algo como 2 mil metros ao longo de 88km – e o ganho de elevação também pareceu substancialmente maior.
O que isso indica? A princípio, que o percurso da up-run deve somar entre 1 e 1,5 mil metros de subida. A complicação vem principalmente por ter o grosso dessa subida espremido nos primeiros 40K – mas nada que não consiga “combater”.
Com esse “parâmetro” em mãos, fui para a Web caçar arquivos de Garmin e MapMyRun de corredores. Quem fizer o mesmo aceite um alerta: você achará até cálculos que indicam 800m de subida, claramente algo abaixo da realidade.
O que fiz então? Optei por uma amostra maior e cruzei com o bom senso e a experiência. O resultado mais próximo foi este abaixo: a Comrades deve somar algo como 1,2 mil metros de subida em ladeiras que, embora tenham gradientes tímidos se comparados a provas de trilha, são extensas e carregam a pressão de pontos de corte bem mais severos que o que se costuma ver nas montanhas.
Mais severos, no entanto, não significam impossíveis. Com a noção do monstro a ser enfrentado, afinal, treinar fica muito mais efetivo.
Republicou isso em Rumo às Trilhas.