Altimetria da up-run

Achar altimetria em ultras é sempre um desafio à parte: são poucos os corredores que carregam GPS com baterias que durem mais que 6 ou 7 horas e, mesmo quando isso ocorre, as diferenças de medições são gritantes. 

Eu mesmo já testei isso quando estava correndo na argentina, repetindo rotas com o mesmo Garmin e obtendo dados de ganho altimétrico absolutamente diferentes. Cheguei a contatá-los via redes sociais, sendo que a resposta foi que a maior parte dos modelos realmente não é tão fiel com relação a altimetria. 

Bom… isso decididamente não ajuda uma vez que alguma noção do quanto estamos subindo e treinos é importante para fazer eventuais ajustes finos. 

Até então, estava considerando o depoimento de amigos que correram o mesmo percurso e cruzando com outras provas e com a minha própria experiência na down-run de Comrades do ano passado. 

A Douro Ultra Trail, que corri em setembro, tinha 4,5 mil metros – MUITO mais que o percurso da África até por envolver um conjunto de trilhas montanhosas deslumbrantemente acidentadas. A Ultra Estrada Real, que fiz agora na região de Ouro Preto, somou algo como 2 mil metros ao longo de 88km – e o ganho de elevação também pareceu substancialmente maior. 

O que isso indica? A princípio, que o percurso da up-run deve somar entre 1 e 1,5 mil metros de subida. A complicação vem principalmente por ter o grosso dessa subida espremido nos primeiros 40K – mas nada que não consiga “combater”. 

Com esse “parâmetro” em mãos, fui para a Web caçar arquivos de Garmin e MapMyRun de corredores. Quem fizer o mesmo aceite um alerta: você achará até cálculos que indicam 800m de subida, claramente algo abaixo da realidade. 

O que fiz então? Optei por uma amostra maior e cruzei com o bom senso e a experiência. O resultado mais próximo foi este abaixo: a Comrades deve somar algo como 1,2 mil metros de subida em ladeiras que, embora tenham gradientes tímidos se comparados a provas de trilha, são extensas e carregam a pressão de pontos de corte bem mais severos que o que se costuma ver nas montanhas. 

Mais severos, no entanto, não significam impossíveis. Com a noção do monstro a ser enfrentado, afinal, treinar fica muito mais efetivo.

   

 

Um comentário em “Altimetria da up-run

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: