Sobre treinar-se a si mesmo

Logo que o meu treinador evaporou, minha primeira reação foi de frustração. 

A segunda, de raiva. E a terceira, claro, de dúvida. O que faria a partir dali, com pouco mais de um mês para fechar o preparo para a Comrades? E as próxima provas, incluindo a Indomit 100K, que se caracteriza como um terreno absolutamente desconhecido? 

Pois é… nada que um pouco de calma e autoconhecimento não resolvam. 

Afinal, quase toda a minha vida de corredor foi feita sem nenhum tipo de apoio profissional. Tudo o que sei aprendi com amigos e com a Internet, essa fonte inesgotável de pesquisas, artigos técnicos, vídeos educativos e assim por diante. E quer saber? Em anos correndo nunca tive nenhuma lesão, nem mesmo leve, que me afastasse por mais que alguns poucos dias das trilhas. 

Foi sozinho que aprendi postura, cadência, biomecânica e identificação de problemas que poderiam virar lesões. Claro: quando digo sozinho, incluo nessa conta toda uma pletora de sites especializados, blogs e canais de Youtube que fazem parte da minha vida. Mas, ainda assim, não dá para dizer que mantenho um diálogo com sites – seria esquizofrenia demais. 

Pois bem: munido de algum autoconhecimento, experiência e todo um mar de referências digitais, voltei a assumir as rédeas. 

E, curiosamente, estou bem mais seguro agora do que estava com um terceiro, por melhor que fosse, coordenando os meus passos. 

Claro: essa segurança será devidamente testada daqui a poucos dias, depois que cruzar a linha de chegada em Pietermaritzburg. 

Mas até lá ainda tenho muito, muito trabalho a fazer! 

  

3 comentários em “Sobre treinar-se a si mesmo

Adicione o seu

  1. Eu digo uma frase que aprendi não sei onde, “Você deve escutar seu corpo.”.
    Acho que fazendo isso minimizamos os riscos de lesões.
    Assim como você, nunca tive, nestes 2 anos e meio de corrida de distâncias maiores, qualquer lesão séria que me afastasse das ruas, não sei explicar, mas acho que tenho “escutado” o meu corpo, sem excessos e com bastante prudência, vamos seguindo.
    Contando os segundos para dia 31/05 🙂
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: