Na medida em que Comrades vai chegando perto, a energia no ar começa a ficar palpável. De repente, a Web fica inundada de ansiedades, dúvidas se avolumam no peito dos corredores, vouchers chegando por todo o mundo transformam expectativa em pura espera.
Um dos símbolos dessa prova é o Unogwaja – um desafio em que pouco mais de uma dezena de ciclistas rodam 1.677km em 10 dias, indo de Cape Town até a largada de Comrades, e depois largam na rainha das ultras para mais 89km.
No caminho, eles arrecadam mais de 1 milhão de Rands (ou R$ 250 mil) para caridade em um continente que precisa de cada centavo.
Acompanhei cada dia da jornada deles no ano passado e estava lá na Casa de Comrades em Pietermaritzburg, por pura coincidência, quando chegaram. Foi absolutamente incrível. Em 2014, havia um brasileiro no grupo: Nato Amaral, o embaixador de Comrades aqui por essas bandas.
Esse ano serão dois: Nato e Rodrigo João, com quem corri lá no Rio há alguns meses. Não sei se conseguirei estar na chegada de novo – mas sei que acompanharei daqui cada dia da jornada.
Ambos devem viajar entre hoje e amanhã para iniciar a jornada e desejo toda a sorte do mundo.
Para quem ainda não viu, há um documentário da edição de 2012; para quem já viu, vale rever:
Republicou isso em Rumo às Trilhas.
Valeu mesmo! Só li no avião de GRU para JNB.
Sent from my iPhone
>