1.650km de ciclismo + 89km da Comrades em 11 dias para arrecadar fundos para a África!
Mais do que um evento, o Unogwaja é um movimento que reune atletas do mundo todo em torno de um propósito de caridade para comunidades carentes da África.
O nome vem do feito de Phil Masterton-Smith, mais jovem campeão da ultramaratona de Comrades, que, sem dinheiro ir de Cape Town, onde morava, até Pietermaritzburg, para correr na edição de 1933, optou por pedalar 1.650km até lá e largar no dia seguinte. Mesmo exausto pela jornada, Phil provou que, quando se deseja algo com todo o coração, não há força capaz de impedir.
Em 2011, o atleta John McInroy decidiu honrar o legado de Phil Masterton-Smith – apelidado de Unogwaja, que significa “lebre” em zulu – e se colocou na estrada com alguns amigos refazendo o mesmo percurso. A edição moderna da jornada, no entanto, veio com um objetivo maior: arrecadar fundos para instituições de caridade.
De 2011 até hoje, milhões de reais já foram conseguidos como doações a partir dos esforços e dedicação de cada um dos atletas envolvidos. Este ano, o Unogwaja partirá de Cape Town no dia 30 de maio de 2018.
Neste ano de 2018, eu participarei do Unogwaja e percorrerei um total de 1.650km de bicicleta, de Cape Town até Pietermaritzburg, em 10 dias, largando na Comrades, com seus 89km de corrida, no dia 11. O objetivo continua sendo o mesmo: arrecadar fundos para instituições africanas, usando o esporte para melhorar o mundo.
Toda essa jornada será transmitida ao vivo nos seus 11 dias e, antes disso, toda uma série de ações – de pedais solidários a um livro com a história da Comrades e do Unogwaja. Peço, então, a sua colaboração. Poucos projetos no mundo unem esporte e caridade de maneira tão intensa quanto esse!
Veja a seleção dos vídeos abaixo (quase todos, infelizmente, em inglês) para entender o Unogwaja:
Entrevista (em português) com Nato Amaral, embaixador brasileiro da Comrades, que fez o Unogwaja em 2014 e 2015:
Documentário sobre a edição de 2012 (que conta a história do desafio como um todo):
Unogwaja Light Fund (fundo que administra as doações):
Unogwaja in Langa (comunidade apoiada pelo projeto):
Deixe um comentário