Update: sobre a carta da Comrades

Semanas se passaram, o prazo dado pela CMA (Comrades Marathon Association) – 02/05 – vai chegando perigosamente perto de se esgotar e, até agora… nada.

Ou quase nada. Temos ao menos algumas explicações.

O que vem a ser a carta de recomendação?

Basicamente é uma espécie de atestado dado por alguém que nunca te conheceu ou te viu – na federação de atletismo local – dizendo que você está apto a correr a Comrades. O modelo é esse aí:

Por que diabos precisamos disso agora?

Essa carta é uma novidade da Comrades – ela não existia até o mês passado e nunca sequer foi aventada nos quase 100 anos de prova. O que mudou?

A Confederação Sul Africana decidiu que isso seria mandatório para todas as provas lá. A própria CMA já deu a entender que é contra essa exigência e está trabalhando para tentar nos livrar dela, mas, até agora, não teve sucesso. Ou seja: até o momento, todos somos obrigados a arrumar uma carta dessas e protocolar no site, na área da nossa inscrição, até o dia 2 de maio.

De onde saiu essa exigência?

De uma interpretação errada do regulamento da IAAF junto àquela necessidade que todas as federações burocratas do mundo, em especial as esportivas, têm de bater a carteira dos atletas.

Porque, para obtermos a carta, precisamos nos filiar à nossa federação local. E isso custa dinheiro.

Pouco, é verdade… mas, multiplicado pela totalidade dos corredores, dá uma boa grana para uma instituição que, convenhamos, nunca fez nada por nós, ultramaratonistas amadores.

Isso pode mudar?

Sim, pode. Mas também pode ser que não mude. Legal, ne?

E se você não protocolar a carta no site até o dia 2 de maio?

A não ser que algo mude, você simplesmente não poderá retirar o kit na expo ou correr a prova. Eles inclusive foram claros: nem adianta mostrar a carta na hora da retirada do kit: cadastre-a no site até a data limite.

O que você deve fazer?

Há duas opções: se associar a alguma federação, o que pode ser feito pela Internet, ou esperar.

Se for se associar – que, honestamente, é o que eu pretendo fazer – seja rápido. Além de burocráticas, as associações são também lentas. Se nada mudar, nada garante que elas darão a carta a tempo.

Por enquanto é isso. Assim que tiver qualquer novidade eu atualizo aqui!

Um comentário em “Update: sobre a carta da Comrades

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: