Como se federar para conseguir a carta da Comrades

Enquanto a CMA (Comrades Marathon Association) fica lá, brigando com a Confederação Sul-africana de Atletismo, para nos livrar dessa necessidade kafkiana de carta de autorização oficial para correr, não custa muito ficarmos preparados, do lado de cá, para o que vier.

Não vou dizer que o processo em si seja simples. Para mim, nada que exija foto 3×4 ou comprovante de residência é simples. É, no mínimo, uma perda de tempo acompanhada de uma chatice burocrática esdrúxula. Mas, se não há remédio, eis aqui o que devemos fazer:

1.Cadastre-se como corredor no site da CBAT

Vá a este link aqui e preencha esse formulário INACREDITAVELMENTE IMENSO. Mas não se assuste: boa parte dos campos é opcional 🙂

Ao preencher, você precisará selecionar a Federação de Atletismo de algum estado. O bom senso diz que você deve selecionar a de seu estado… mas nem sempre o bom senso precisa ser aplicado. Cada federação tem uma regra própria, um custo próprio de afiliação e de documentação. A do Paraná, por exemplo, não exige comprovante de residência – o que significa que qualquer um pode se vincular a ele. O de São Paulo, por sua vez, já precisa, além de ter como obstáculo adicional o fato de estar sobre intervenção da CBAT (o que pode atrasar um pouco os trâmites).

2. Volte ao século passado e ligue para a Federação escolhida para saber que documentação precisa enviar, quanto e como deve pagar de taxa

Por incrível que pareça, é rara a federação que deixa clara a lista de documentos que você precisa enviar. Fantástico, não?

É hora de você usar aquele negócio chamado telefone e ligar para ela perguntando tudo. “Tudo” deve incluir o que você deve enviar exatamente (e em quantas vias), qual o valor da taxa e como você deve pagar.

3. Continue no século passado e envie a documentação por Correio ou pessoalmente

Pensou que poderia enviar tudo eletronicamente? Claro que não: isso seria fácil demais 🙂

Feito o preenchimento, você deve arrumar uma foto 3×4, juntar a documentação exigida pela federação que escolheu e enviar tudo por Correio ou pessoalmente ao endereço dela.

4. Espere seu número de federado sair

Isso costuma ser mais rápido, levando alguns dias. De qualquer forma, você sempre pode (e deve) ligar ou mandar um email para eles depois de uma semana perguntando sobre o status da sua inscrição e solicitando o número. É esse número que importa.

Eles até enviarão a carteirinha de federado para seu endereço, mas nem se preocupe com isso.

5. Mande esse número para o Aércio e aguarde

Quando pegar o seu número de federado, encaminhe-o para Aécio, da CBAT, que já tem o modelo da carta e se responsabilizou pela emissão. O email dele é aercio@cbat.org.br

A CBAT, em seguida, confeccionará a carta e nos enviará de volta para que possamos protocolá-la.

6. Envie a carta por email para a CMA

Última etapa: com a carta em mãos, envie-a por email (ufa! ainda bem que não é por fax ou telégrafo!!!) para Jared@comrades.com E hezekiel@athleticssa.co.za .

Isso é muito importante: o email deve ser enviado para esses dois endereços! Não adianta não ler direito, mandar para um só, não conseguir a liberação e depois reclamar.

Bom… é isso!

Mãos à obra! Temos muito trabalho braçal para fazer com esse negócio de carteirinha!

(Agradecimentos especiais à Green Number Zilma Rodrigues, que desenrolou toda a burocracia para nós!!!)

4 comentários em “Como se federar para conseguir a carta da Comrades

Adicione o seu

  1. Muito bom Ricardo! Muito Obrigado. Vou começar com esse longo processo

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

  2. Olá, Ricardo,

    Post fantástico, muito obrigado por todas as informações. Essa carta do Aecio, da CBAT, será feita em inglês, certo? Ou existe a possibilidade de vir em português, para depois termos a surpresa de não ser aceita pela CMA?

    Um abraço e parabéns por todas as postagens. Tenho as acompanhado há um bom tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: