Relato de prova: Maratona Serra de São Francisco

O nome deveria ter deixado isso óbvio, mas só quando minha parceira de corrida, Luana Ornellas, me recomendou levar uma mochila de hidratação, foi que me dei conta de que seria uma prova de montanha.

Nada mais perfeito para aliviar uma semana dura como a que tive. Vou além: essa prova foi uma das maratonas mais sensacionais que participei em algum tempo.

Primeiro, pelas vistas. Já nos primeiros quilômetros, na saída de Votorantim (interior de São Paulo), corremos sobre um reservatório vendo a represa se um lado e jatos ferozes de água gerando energia de outro.

Depois, entramos serra adentro por estradões que lembram o percurso da BR135 e começamos a subir. E a descer. E a subir. E a descer.

A cada subida, a serra de desacortinava perante os nossos olhos naquele domingo quente, azul, sem uma nuvem no céu.

Beleza e calor, aliás, pareciam correr a prova conosco. Bons convidados.

A cada descida, o foco mudava para o pace e acelerávamos, nos lembrando que, afinal, era uma prova.

E assim se passaram os 42 quilômetros: subindo e descendo, cruzando com hordas de amigos pelo caminho e sorvendo aquela endorfina inesperada e tão, tão bem vinda.

Quando a prova terminou, 5h20 depois e com o acúmulo de mais de 1000 metros de subida e outros 1000 metros de descida, estava o contrário do que deveria: inteiro, renovado, em uma espécie de estado de descanso pontilhado por dores musculares aqui e ali.

Esquisito como o corpo às vezes serve de reparo para a mente, como fazê-lo percorrer jornadas exaustivas pode funcionar justamente como antídoto para os pequenos venenos cotidianos que bebemos em nossos dias úteis normais.

A Maratona da Serra de São Francisco foi tão remediadora para mim que, se pudesse, voltaria para corrê-la novamente amanhã mesmo.

Como não dá, bom… certamente volto no ano que vem!

(Para terminar, um agradecimento especialíssimo aos amigos Jaceguai e Adriana, que me deram pouso em sua casa em Sorocaba no dia da prova!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: