Wahoo KickR Climb e a tecnologia do pedal

Pedalar, para mim, é uma prática essencialmente outdoor. Poucas são as sensações iguais a receber o vento na cara enquanto se desce uma montanha a 50, 60km/ h; raras são as sensações de alívio como quando finalizamos alguma subida monstruosa qualquer, daquelas que praticamente trocam todo o sangue em nossas pernas por ácido lático.

Justamente por esse motivo, nunca gostei muito de pedalar em rolo, dentro de casa. Faz sentido, afinal, abrir mão do ar livre, das ladeiras reais e do céu azul para ficar trancado dentro de casa girando, girando e girando sem sair do lugar? Não, não faz.

Mas… nem sempre os Deuses do mundo concordam. Há vezes em que tempestades transformam o ato de pedalar na rua em um risco absolutamente ilógico, desnecessário; ou que o trabalho do dia anterior tenha cansado tanto que acordar às 4 da manhã para chegar à USP, essencialmente o único local legal de treino em São Paulo, seja inviável; ou que afazeres quaisquer simplesmente exijam que se fique dentro de casa.

E então? Perde-se o treino?

Claro que não.

É para situações assim que rolos existem. E, claro, junto com eles, todas as tecnologias feitas para melhorar a experiência de se pedalar e pedalar e pedalar sem sair do lugar.

A principal e mais óbvia, que já falei aqui antes, é o Zwift: um vídeo-game movido a pedaladas de ciclistas do mundo inteiro que giram sobre rolos conectados via wi-fi (e que, portanto, conseguem simular até a força da gravidade).

Mas, ainda assim, a experiência ainda era…. digamos… insuficiente. Sim: o rolo aumenta a resistência quando se está pedalando em uma subida virtual, o que inquestionavelmente simula o ato de se escalar com uma qualidade energética perfeita. Mas uma coisa não muda: fisicamente, você continua na mesma posição, pedalando horizontalmente, mesmo que a resistência e o monitor digam que você está somando alguns importantes graus de inclinação.

Bom… até agora.

Esses dias descobri esse brinquedinho novo, o Wahoo KickR Climb. O que ele faz? Integrado ao rolo da mesma marca, a Wahoo, ele efetivamente, fisicamente, simula subidas e descidas.

A tecnologia é – indiscutivelmente – incrível.

Minha meta agora? Ter um desses.

2 comentários em “Wahoo KickR Climb e a tecnologia do pedal

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: