Unogwaja

Mais do que um evento, o Unogwaja é um movimento que reune atletas do mundo todo em torno de um propósito de caridade para comunidades carentes da África.

O nome vem do feito de Phil Masterton-Smith, campeão da Comrades de 1931, que, sem dinheiro ir de Cape Town, onde morava, até Pietermaritzburg, para largar na edição de 1933, optou por pedalar até lá. Exausto pela jornada, Phil não venceu a prova naquele ano, mas ficou entre os 10 primeiros colocados e provou que, quando se deseja algo com todo o coração, não há força capaz de impedir.

Em 2011, o atleta John McInroy decidiu honrar o legado de Phil Masterton-Smith – apelidado de Unogwaja, que significa “lebre” em zulu – e se colocou na estrada com alguns amigos refazendo o mesmo percurso. A edição moderna da jornada, no entanto, veio com um objetivo maior: arrecadar fundos para instituições de caridade.

De 2011 até hoje, milhões de reais já foram conseguidos como doações a partir dos esforços e dedicação de cada um dos atletas envolvidos. Este ano, o Unogwaja partirá de Cape Town no dia 30 de maio de 2018.

Veja a seleção dos vídeos abaixo (quase todos, infelizmente, em inglês) para entender o Unogwaja:

Entrevista (em português) com Nato Amaral, embaixador brasileiro da Comrades, que fez o Unogwaja em 2014 e 2015:

Documentário sobre a edição de 2012 (que conta a história do desafio como um todo):

Documentário sobre a edição de 2017: 

Unogwaja Light Fund (fundo que administra as doações):

Unogwaja in Langa (comunidade apoiada pelo projeto):

Cruzando a África em 3 minutos:

 

 

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: